Lendas de Bombinhas que você precisa conhecer

As lendas de Bombinhas permanecem fortes na mente dos antigos moradores. Hoje, vamos olhar as origens culturais e lugares de Bombinhas através de algumas dessas histórias e lendas fascinantes.  

Bombinhas, localizada no estado de Santa Catarina, região sul do Brasil, abriga uma rica história e cultura tradicional que pode não ser muito conhecida por seus visitantes.  

A história de Bombinhas pode ser vista através de suas lendas e mitos, desde uma misteriosa luz da Capela até histórias sobre bruxas em noites de luar. Será verdade?  

Abaixo, contaremos as mais famosas lendas de Bombinhas e suas verdades ocultas…

Cercada de história e muito mistério, confira alguns contos folclóricos sobre a península encantada  

Muitas pessoas na comunidade, especialmente as mais velhas, afirmam ter visto algumas coisas que desafiam a explicação.  

Bruxas, lobisomens, piratas, tesouros escondidos nas profundezas – todas essas atividades moldaram a vida cotidiana dos bombinenses. Muitas delas são bastante interessantes e continuam a ser passadas de geração em geração.  

Tomemos por exemplo aquelas duas pedras idênticas na praia da Sepultura, elas podem ter sido usadas para fins marítimos e geográficos.  

Se você acredita ou não nas lendas de Bombinhas, saiba que elas adicionam uma camada extra à história desta cidade encantadora.  

Pedra Descansa Defunto: um lugar que pode ser horripilante  

A Pedra Descansa Defunto é um marco na história de Bombinhas.  

Nos tempos em que Bombinhas ainda estava sob a jurisdição de Porto Belo, era lá que os corpos eram enterrados para descansar no único cemitério da cidade – o da Igreja Matriz de Porto Belo.  

Às vezes, quando eles chegavam, os carregadores largavam o caixão por alguns minutos para se recompor antes de iniciar a descida, dando origem ao nome.  

Por lá, também costumava haver algumas lápides muito antigas, mas agora restam apenas ruínas, já que foram destruídas pela ação do tempo.  

De acordo com os próprios moradores, os fantasmas costumam assombrar esses terrenos à noite.  

Diz-se que à meia-noite, muitas vezes você pode ouvir uma coruja, uma criança chorando, ou até mesmo ver uma luz brilhando entre os arbustos e árvores.  

Uma luz misteriosa era vista em uma antiga igreja perto do cemitério todas as noites!   

Dizem que toda vez que terminavam de rezar as novenas na igrejinha perto do cemitério, quando todos já tinham saído, olhavam para cima e viam uma luz misteriosa na janelinha da capela.  

Mas ninguém nunca descobriu exatamente o que era, alguns até especularam que poderia ser algum tipo de tesouro enterrado.  

Poucas lendas de Bombinhas podem ser tão assustadoras quanto a misteriosa luz da Capela. Mas com bruxas à solta, é preciso pensar duas vezes antes de se aventurar nessa história.  

As lendas de Bombinhas contam a história da cidade  

As pessoas mais velhas diziam que quando as bruxas eram vistas, se transformavam em animais como sapos, gatos e cachorros.  

Se um recém-nascido adoecesse – especialmente aqueles muito jovens para o batismo – sua doença era atribuída à feitiçaria e chamada de “doença da bruxa”.  

Foi por causa dessa crença que as pessoas costumavam dar aos seus filhos medicamentos à base de alho para protegê-los de serem assombrados por feiticeiras.  

Se uma criança morresse, seu caixão era retirado da porta da frente da casa para que a primeira mulher que cruzasse seu caminho pudesse ser identificada como uma bruxa ou espírito maligno.  

Geralmente, acreditava-se que, se houvesse sete filhas que fossem meninas em uma família, uma delas provavelmente correria o risco de se tornar uma bruxa porque herdaria a maldição passada de gerações anteriores.  

A cruz da praia de Fora traz bênçãos o ano todo  

Há anos, os moradores contam histórias sobre como a cruz da praia de Fora foi encontrada.  

Segundo relatos, dois pescadores ficaram tão impressionados que decidiram fincá-la exatamente onde a localizaram.  

Depois disso, contam que houve um arrasto de tainha naquela praia jamais visto antes.  

Para agradecer por tamanha bondade concedida a eles – todos os anos no dia 3 de maio (hoje menos comum), muitas pessoas vão e decoram a grande e pesada cruz de concreto com flores enquanto fazem suas preces na esperança de que mais e mais peixes cheguem nessa época.  

Lendas de Bombinhas são passadas de geração em geração – uma lenda sobre um estranho esfarrapado ainda permanece um mistério  

Muitas histórias foram contadas sobre o aparecimento de um homem que trajava roupas escuras e esfarrapadas na Ilha do Arvoredo, levando muitos a acreditar que ele pode ter sido algum bruxo ou até mesmo um monge.  

Este estranho se refugiou em uma caverna, mas só permaneceu lá por um curto período de tempo antes de desaparecer dos olhares novamente.  

Embora a história tenha vencido o tempo, hoje o paradeiro desse velho eremita continua desconhecido.  

Vale dizer que a mesma caverna onde esse monge buscou refúgio continua de pé – nomeada como a gruta do monge.  

Diz a lenda que ele era um bruxo procurando refúgio, ou possivelmente até mesmo um monge que procurou abrigo. A verdade é que talvez nunca saibamos o que aconteceu com ele.  

E se você estiver interessado em aprender mais sobre a história e a cultura local, pergunte aos moradores sobre as lendas de Bombinhas e crenças tradicionais que tornam esta região tão única.